NOVOS OLHARES, NOVOS SABERES: Quebrando paradigmas na escola.
20:34
A
palavra paradigma é de origem grega,
e significa “ ao lado”, “mostrar”, ou seja, “mostrar ao lado. Corresponde a
modelo, normas orientadas.
Quando
nos remetemos ao universo escolar que temos hoje, vemos a necessidade de termos
um novo olhar sobre o processo de ensino aprendizagem, bem como das relações
que se estabelecem nesse contexto. Outros modos de ver e pensar a prática
pedagógica, com mais dinâmica, sensibilidade e proximidade. Ou seja, quebrar
paradigmas.
Sabemos
que estamos vivendo momentos diferenciados em nossa sociedade, com uma crise de
valores, atitudes, além das econômicas e sociais, que refletem diretamente nas
nossas salas de aula. Percebemos que tanto a questão do aprendizado, quanto os
de valores, além do modo como esse aluno
se vê e estar no mundo tem se tornado um desafio para
educadores.
Como
transformar nossa prática a fim de potencializar autonomia, independência e
criatividade nos alunos? Como olhar para este aluno, considerando-o como ser
humano global? Ativando valores e atitudes positivas?
É
nesse momento de crise (s), e com muitos questionamentos, que temos que nos
fortalecer, nos capacitar e nos aproximar de nossos pares, para construir novos
paradigmas, novas possibilidades. Ver a educação como prática transformadora de
nossa realidade, como meio e fim de fazer a diferença na vida de nossas
crianças e jovens.
Nós,
professores possuímos a missão de repensar, refazer nossas práticas, a partir
de duas palavras: coragem e mudança.
Coragem
de quebrar paradigmas, de sair da linha de modelos prontos. Mudar jeito de ver,
sentir e viver a educação em nossas escolas. Como?
Primeiramente,
entendendo que o aluno é um ser humano global, inteiro. Precisamos no contexto
da escola resgatar este ser humano, em seus processos de aprendizagens, suas
organizações de vida, seus desejos, seus planos, seus valores.
Em
segundo lugar, podemos traçar um caminho pedagógico, que irá delinear ações que
possibilitarão aos alunos desenvolverem habilidades e competências que
darão a eles a capacidade de atuar de
forma significativa nas diferentes áreas de sua vida.
Assim,
o professor sensível e profissional competente a esta realidade, e acreditando
na importância de mudar paradigmas, irá
trazer para o contexto escolar diferentes formas de olhar para este aluno e
suas “formas de aprender”. Muito além de conteúdos programáticos, precisamos
pensar em potencializar em nossos alunos valores, atitudes, competências e
habilidades que irão nortear sua vida escolar e pessoal, promovendo autonomia,
criticidade, segurança, criatividades e independência para futuras escolhas.
Mudar
paradigmas, é quebrar com aquilo que está posto, é renovar, ousar, e
transgredir. Trazer novos ares para a escola. Não tenha medo de mudança! Coragem, pois ela irá alavancar
uma nova realidade, mais feliz e saudável.
0 comentários