Os
recursos que o professor tem acesso hoje
são inúmeros. Mas qual o mais interessante e adequado a sua realidade, ao
perfil do seu aluno e da sua escola?
O ensino híbrido traz o pressuposto que os
alunos não aprendem todos da mesma maneira, e neste sentido o professor
necessita pensa nesta diversidade para elaborar sua proposta pedagógica,
aliando ensino presencial ao ensino on line.
A Tecnologia Digital será seu grande aliado
no processo educacional, pois irá garantir o máximo de desenvolvimento do
potencial do aprendizado dos alunos.
Nesta perspectiva do ensino híbrido, teremos duas possibilidades de
ensinar e aprender, dentro das capacidades individuais de cada aluno.
A ideia, portanto, é personalizar o processo
de ensino aprendizado, considerando que os alunos aprendem em ritmos
diferentes, e possuem diferentes habilidades e competências.
Para os professores, é um desafio e um
convite, pois será necessário romper com paradigmas que fazem parte da cultura
escolar. Como por exemplo, a organização dos espaços em sala de aula, e as
formas como são propostos estudos em grupos.
Além dos professores estarem abertos as
mudanças, torna-se necessário pensar os
alunos para além da “media”. Potencializar ao máximo seu aprendizado e
habilidades.
Organizar a sala de formas diferentes irá
descentralizar o processo da figura do professor, e os trabalhos em grupos
poderão oferecerem autonomia aos alunos, ao mesmo tempo, que estabelecem relações
colaborativas, facilitando interação e a contribuição com o outro.
O professor que se propõe a pensar propostas baseado no
ensino hibrido, deve planejar ações que
permitam a ele conhecer seu grupo, o ritmo de aprendizado e como cada um
aprende, experimentando, refletindo, para que possa se encorajar cada vez mais
colocar o ensino hibrido como pratica cotidiana,
Essas mudanças de condução da aula, irá promover a ruptura com a cultura escolar, e de paradigmas. Por exemplo: mudar o espaço
das carteiras em sala de aula, e propor espaços mais colaborativos.
Pensar na personalização do processo de
aprendizado irá fazer com que o
professor observe mais seu grupo, o papel do professor torna-se mais de
mediador, possibilitando mais autonomia
dos alunos, e no planejamento do dia
através de agenda de aprendizagem individual. Ressalto que esta observação
pressupõe também o “feeling” do professor para saber quando deverá propor uma
aula expositiva ou quando deverá ser mais autônoma.
Nota-se também no Ensino Hibrido, a
importância do feedback, da avaliação processual, e da gestão dialógica
realizada com os alunos, qualificando ainda mais a pratica docente.
Importante desse processo, é a abertura dos professores para a observação,
o entendimento que cada um possui um ritmo de aprendizado e que a
personificação do é essencial.
O Ensino Hibrido promoverá, além da
aproximação com a realidade do século XXI e suas mudanças, como por exemplo, o
uso das tecnologias, desenvolverá autonomia, protagonismo, propostas
interdisciplinares, valorização de projetos de trabalho, estudo auto orientado,
trabalhos em grupos, participação dos alunos de maneira significativa, melhoria
da comunicação , interação social, e introdução a cultura digital de maneira
qualificada, visando a construção de conhecimentos.
O que
temos que abraçar e entender é que cada
vez mais precisamos adaptar a rotina da escola as tecnologias, e o Ensino
hibrido é uma grande oportunidade de fazer a diferença e fazer diferente em sua
sala de aula.
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