O que é Coaching Educacional e como ele pode te ajudar?
20:21
Há algum tempo
venho pesquisando sobre a educação do
século XXI, como nós professores vemos e estamos atuando no ambiente escolar
frente aos desafios e as novas demandas de conteúdos, de metodologias, da relação com alunos e postura profissional.
Hoje quero destacar, a importância do profissional da educação preparado,
disposto e pronto para a ação transformadora, a qualificação do processo
ensino-aprendizagem.
Atualmente, as
instituições de ensino ficam “amarradas” aos currículos fechados, e metodologias
direcionadas e pouco flexíveis, logo possuem pouca autonomia e flexibilidade para
trabalhar. Com isso, acabam por fazer o que está previsto em livros e apostilas,
deixando de inovar, para tornar a educação uma ferramenta de qualidade, para
gerar impactos positivos na vida dos alunos e na sociedade. A falta de recursos também é um grande
problema para professores, a falta de gestão de recursos impossibilita o
desenvolvimento de boas práticas.
Percebo que os
educadores, passam boa parte de sua vida profissional reclamando dos problemas,
das faltas de incentivo, da falta de tudo. O que gera uma conformidade no meio
educacional inaceitável, de uma categoria que deveria assumir uma
postura crítica e questionadora.
Diante de escolas
e educadores desmotivados e despreparados para enfrentar novos desafios, de
famílias ausentes da escola e de alunos
sem perspectiva de vida e sem objetivos claros, ainda temos um novo caminho a
ser seguido na educação, o Coaching Educacional.
A presença de coaches educacionais nas escolas vêm crescendo, à medida que as
novas necessidades de uma sociedade vão
aumentando e se evidenciando dentro e fora da escola.
As novas gerações
precisam de um escola mais atual, mais conectada a realidade em que vivem.
Professore e gestores, precisam propor conexões reais com vivencias e
tecnologias e metodologias mais assertivas.
Assim, podemos
pensar um projeto de educação onde os alunos se tornam mais independentes e autônomos, que possam construir seus
conhecimentos de forma mais significativa e real.
Que alunos
queremos formar para sociedade, que
sujeitos queremos formar? Para que sociedade queremos colaborar?
E por isso que é
por meio do processo de coaching educacional podemos atualizar, capacitar e
preparar educadores e gestores para atuar de forma articulada com as novas
tendências educacionais com os sujeitos que queremos formar, que sociedade
queremos ter.
Temos que estar abertos as mudanças que são necessárias para que
possamos alcançar resultados efetivos e de qualidade, “pensar fora da caixa”.
Entender os modos individuais de aprender alinhando as necessidades da
sociedade. Possibilitando a construção de projetos que considerem essas diferenças nas formas de aprender, através da integração, da empatia, da
flexibilização, da criatividade,
da autonomia, da investigação e da avaliação constante. Respeitando o aluno
como ser integral.
O Coach
educacional deve:
- Analisar a escola profundamente, compreender de forma mais completa os alunos, suas famílias e a realidade em que estão inseridos
- Analisar a escola profundamente, compreender de forma mais completa os alunos, suas famílias e a realidade em que estão inseridos
- Buscar nos planejamentos, metodologias e tecnologias existentes e até
já utilizadas pela escola, educadores e alunos, mesmo que fora da instituição,
uma forma de transformar a situação de aprendizagem;
- Construir proposta com objetivos que devem ir ao encontro das
necessidades da realidade educacional em que estão inseridos.
- Aplicar e analisar os resultados alcançados, as mudanças, a satisfação dos envolvidos e a efetividade do ensino e dos objetivos educacionais para reforçar e melhorar os pontos positivos e reduzir os dos negativos, mudando o que for necessário par atingir os objetivos traçados.
- Aplicar e analisar os resultados alcançados, as mudanças, a satisfação dos envolvidos e a efetividade do ensino e dos objetivos educacionais para reforçar e melhorar os pontos positivos e reduzir os dos negativos, mudando o que for necessário par atingir os objetivos traçados.
Para tanto, é
preciso considerar outras questões, como recursos financeiros, tecnológicos,
humanos, o espaço, o tempo, para conseguir aliar uma metodologia conectada
com o aluno.
Neste caminho
iremos construir uma nova escola, uma nova forma de pensar, ser e viver a
educação, que atenda as demandas dos alunos, respeite suas diferenças, formando sujeitos críticos e preparados para
transformar nossa sociedade, para a diversidade e para a felicidade.
0 comentários