Os 4 Pilares do Coaching Educacional
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1. Conceitos e princípios
O Coaching é um processo pelo qual o coachee identifica onde
ele está e onde ele que chegar. O coach através de ferramentas e
técnicas apoia o coachee para chegar ao ponto desejado. É uma metodologia que agrega outras áreas do
conhecimento e temáticas como gestão tempo, planejamento e neurociência e
psicologia.
Os elementos do processo de Coaching são autoconhecimento, foco, planejamento, ação, melhoria
continua, resultado desejado, reflexão-ação e feedback.
O Coaching
Educacional tem como inspiração a metodologia do treinador americano TIMOTHY
GALWEY, que defendia que através da observação do seu movimento,
o próprio atleta definia sua jogada e a necessidade de aprimoramento para
alcançar resultados exitosos. Apostava em: concentração, foco, autoconfiança e observação do processo.
Através da mudança de
paradigma de treinamento, a aprendizagem do atleta tornava-se mais significativa, no tempo
do atleta, passando pelo sentido, e não somente pela repetição.
Com esta inspiração, os princípios do Coaching
Educacional foram delineados, e são:
- Desenvolver sujeito integral, aluno crítico,
autônomo, protagonista, feliz, cidadão consciente e responsável pela sua
aprendizagem. Empoderar professores, potencializar sua
autoestima, aumentar sua motivação para enfrentar dificuldades e contribuir para a construção de planejamentos e projetos
inovadores.
O Coaching Educacional poderá acontecer de
maneira formal, informa, em grupo ou individual. Por meio de palestras,
workshops, seminários, em sala de aula, assessorias.
Desse modo, apresentamos como principais Benefícios:
-
Amplia a capacidade de se trabalhar coletivamente;
Amplia a capacidade de se trabalhar coletivamente;
-
Acelera resultados positivos;
-
Aumenta a performance profissional
-
Promove ambiente corporativo inspirador, criativo e aberto aos novos
conhecimentos;
-
Transformar problemas em objetivos; focar nos acertos
-
Resgatar valores humanos e competências emocionais na orientação dos
profissionais;
- Foco,
concentração E envolvimento das equipes;
-
Missão e valores dos docentes e gestores alinhados;
-
Feedback imediato e de qualidade;
- Comunicação
assertiva na gestão de conflitos;
- Pro
atividade e dinamismo da equipe;
-
Sentimento de pertencimento ao processo de melhorias;
-
Motivação e satisfação;
-
Diminuir stress
-
Lidar melhor com alunos do sec XXI
-
Aumentar o nível de conquista
-
Ambientes interativos, saudáveis e colaborativos.
2- Os 4
pilares do Coaching Educacional
2.1- AUTOCONHECIMENTO
-
Resgate de missão , valores e proposito
-
Definir metas, planejamento e ação
-
Fortalecer foco
-
Potencializar lideranças
-
Descobertas de pontos fortes e qualidades
-
Vivenciar qualidade de vida
-
Estruturar carreira
-
Preparação para novos desafios
-
Gestão do tempo
-
Reconhecer nível de stress
-
Assertividade e positividade
-
Desenvolver pro atividade
-
Realização de sonhos
2.3
METODOLOGIA
-
Concentração ( foco)
-
Saber fazer perguntas
-
Pensar sobre o ato de aprender ---- perguntas- observação, perguntas,
pesquisa = aprendizagens significativas)
2.4- FERRAMENTAS
-
RAPPORT - 3 formas de se
estabelecer comunicação com o coachee – contato visual ,posionamento corporal e
a comunicação
-
PERGUNTAS PODEROSAS – partir de perguntas muda o paradigma educacional.
Faz o professor refletir e questionar, reflita suas certezas-
-
RODA EDUCATIVA - Objetivo:
Refletir sobre aspectos individuais de seu
momento atual para determinar melhores rotas a seguir. Maior equilíbrio
e harmonia ao sua vida
-
RODA PEDAGÓGICA - Objetivo: Refletir sobre aspectos individuais de seu
momento atual para determinar melhores rotas a seguir no contexto profissional
pedagógico. Define um Panorama, guia,
mapeamento para planejar ações de melhoria
2.5-
COMPETÊNCIAS
PROFESSORES ( PERRENOUD)
-
comprometido
-
organizado
-
inovador
-
social
-
etico
-
estimular situações de aprendizagem
-
envolver alunos no processo-projeto
-
trabalhar em equipe
-
participar da gestao da escola
-
utilizar recursos tecnologicos
-
gerir sua formação continuada
ALUNOS
Saber fazer
Saber ser
Saber aprender
Autoconfiança
Autonomia
Criticidade
Responsável pelo
aprendizado
Concentração
Interação
O Coaching na escola fará diferença
quando for trabalhado de forma transversal visando o autoconhecimento, a
melhoria contínua da pessoas, qualificando relações e o ambiente.
Imagine
uma árvore. Suponha que seja a árvore da vida. Nela há frutos. Na vida, os
nossos frutos são os nossos resultados. Nós olhamos para eles e não gostamos do
que vemos. Achamos que os frutos que produzimos são poucos, muitos pequenos
(...) É o que está embaixo da terra que cria o que está em cima dela. É o invisível
que produz o visível. E o que significa isso? Isso quer dizer quer, se você
quer mudar o frutos, primeiro tem que trocar as raízes-quando deseja alterar o
que está visível, antes deve modificar o que está invisível. ”
Harv Eker
Harv Eker
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