Os 4 Pilares do Coaching Educacional

11:00

1.     Conceitos e princípios

O Coaching é um processo pelo qual  o coachee identifica onde ele está e onde ele que chegar. O coach através de ferramentas e técnicas apoia o coachee para chegar ao ponto desejado.  É uma metodologia que agrega outras áreas do conhecimento e temáticas como gestão tempo, planejamento e neurociência e psicologia.
Os elementos do processo de Coaching são   autoconhecimento, foco, planejamento, ação, melhoria continua, resultado desejado, reflexão-ação e  feedback.
O Coaching Educacional tem como inspiração a metodologia do treinador americano TIMOTHY GALWEY, que   defendia que através da observação do seu movimento, o próprio atleta definia sua jogada e a necessidade de aprimoramento para alcançar resultados exitosos. Apostava em: concentração, foco, autoconfiança e observação do processo.
Através da mudança de paradigma de treinamento, a aprendizagem do atleta tornava-se mais significativa, no tempo do atleta, passando pelo sentido, e não somente pela repetição.
Com esta inspiração,  os princípios do Coaching Educacional  foram delineados, e são:
- Desenvolver sujeito integral, aluno crítico, autônomo, protagonista, feliz, cidadão consciente e  responsável pela   sua aprendizagem. Empoderar professores, potencializar sua autoestima, aumentar sua  motivação para enfrentar dificuldades e contribuir para a construção de planejamentos e projetos inovadores.
O Coaching Educacional poderá acontecer de maneira formal, informa, em grupo ou individual. Por meio de palestras, workshops, seminários, em sala de aula, assessorias.
Desse modo, apresentamos como principais Benefícios:
-         
Amplia a capacidade de se trabalhar coletivamente;
-          Acelera resultados positivos;
-          Aumenta a performance profissional
- Promove ambiente corporativo inspirador, criativo e aberto aos novos conhecimentos;
- Transformar problemas em objetivos; focar nos acertos
- Resgatar valores humanos e competências emocionais na orientação dos profissionais;
- Foco, concentração E envolvimento das equipes;
- Missão e valores dos docentes e gestores alinhados;
- Feedback imediato e de qualidade;
- Comunicação assertiva na gestão de  conflitos;
- Pro atividade e dinamismo da equipe;
- Sentimento de pertencimento ao processo de melhorias;
-          Motivação e satisfação;
-          Diminuir stress
-          Lidar melhor com alunos do sec XXI
-          Aumentar o nível de conquista
- Ambientes interativos, saudáveis e colaborativos.

2- Os 4 pilares do Coaching Educacional

2.1- AUTOCONHECIMENTO
-          Resgate de missão , valores e proposito
-          Definir   metas, planejamento e ação
-          Fortalecer foco
-          Potencializar lideranças
-          Descobertas de pontos fortes e qualidades
-          Vivenciar qualidade de vida
-          Estruturar carreira
-          Preparação para novos desafios
-          Gestão do tempo
-          Reconhecer nível de stress
-          Assertividade e positividade
-          Desenvolver pro atividade
-          Realização de sonhos

2.3 METODOLOGIA
-          Concentração ( foco)
-          Saber fazer perguntas
-          Pensar sobre o ato de aprender ---- perguntas- observação, perguntas, pesquisa = aprendizagens significativas)

2.4- FERRAMENTAS
-          RAPPORT  - 3 formas de se estabelecer comunicação com o coachee – contato visual ,posionamento corporal e a comunicação
-          PERGUNTAS PODEROSAS – partir de perguntas muda o paradigma educacional. Faz o professor refletir e questionar, reflita suas certezas-
-             RODA EDUCATIVA - Objetivo: Refletir sobre aspectos individuais de seu   momento atual para determinar melhores rotas a seguir. Maior equilíbrio e harmonia ao sua vida
-          RODA PEDAGÓGICA - Objetivo: Refletir sobre aspectos individuais de seu momento atual para determinar melhores rotas a seguir no contexto profissional pedagógico.  Define um Panorama, guia, mapeamento para planejar ações de melhoria

2.5- COMPETÊNCIAS
PROFESSORES ( PERRENOUD)
-          comprometido
-          organizado
-          inovador
-          social
-          etico
-          estimular situações de aprendizagem
-          envolver alunos no processo-projeto
-          trabalhar em equipe
-          participar da gestao da escola
-          utilizar recursos tecnologicos
-          gerir sua formação continuada

 ALUNOS
Saber fazer
Saber ser
Saber aprender
Autoconfiança
Autonomia
Criticidade
Responsável pelo aprendizado
Concentração
Interação


         O Coaching na escola fará diferença quando for trabalhado de forma transversal visando o autoconhecimento, a melhoria contínua da pessoas, qualificando relações e o ambiente.





Imagine uma árvore. Suponha que seja a árvore da vida. Nela há frutos. Na vida, os nossos frutos são os nossos resultados. Nós olhamos para eles e não gostamos do que vemos. Achamos que os frutos que produzimos são poucos, muitos pequenos (...) É o que está embaixo da terra que cria o que está em cima dela. É o invisível que produz o visível. E o que significa isso? Isso quer dizer quer, se você quer mudar o frutos, primeiro tem que trocar as raízes-quando deseja alterar o que está visível, antes deve modificar o que está invisível. ”
                             Harv Eker


 Resultado de imagem para imagem de coaching educacional



Você poderá gostar também...

0 comentários

Fique por dentro!

Contato

Email: fgcoachingeduc@gmail.com

Telefone: 48 84693558