Tecnologia e Personificação do Ensino.

15:18

Os recursos que o professor  tem acesso hoje são inúmeros. Mas qual o mais interessante e adequado a sua realidade, ao perfil do seu aluno e da sua escola?
O ensino híbrido traz o pressuposto que os alunos não aprendem todos da mesma maneira, e neste sentido o professor necessita pensa nesta diversidade para elaborar sua proposta pedagógica, aliando ensino presencial ao ensino on line.
A Tecnologia Digital será seu grande aliado no processo educacional, pois irá garantir o máximo de desenvolvimento do potencial do aprendizado dos alunos.  Nesta perspectiva do ensino híbrido, teremos duas possibilidades de ensinar e aprender, dentro das capacidades individuais de cada aluno.
A ideia, portanto, é personalizar o processo de ensino aprendizado, considerando que os alunos aprendem em ritmos diferentes, e possuem diferentes habilidades e competências.
Para os professores, é um desafio e um convite, pois será necessário romper com paradigmas que fazem parte da cultura escolar. Como por exemplo, a organização dos espaços em sala de aula, e as formas como são propostos estudos em grupos.
Além dos professores estarem abertos as mudanças, torna-se  necessário pensar os alunos para além da “media”. Potencializar ao máximo seu aprendizado e habilidades.
Organizar a sala de formas diferentes irá descentralizar o processo da figura do professor, e os trabalhos em grupos poderão oferecerem autonomia aos alunos, ao mesmo tempo, que estabelecem relações colaborativas, facilitando interação e a contribuição com o outro.
O professor  que se propõe a pensar propostas baseado no ensino hibrido, deve planejar  ações que permitam a ele conhecer seu grupo, o ritmo de aprendizado e como cada um aprende, experimentando, refletindo, para que possa se encorajar cada vez mais colocar o ensino hibrido como pratica cotidiana,
Essas mudanças de condução da aula,  irá promover a ruptura com a  cultura escolar,  e de paradigmas. Por exemplo: mudar o espaço das carteiras em sala de aula, e propor espaços mais colaborativos.
Pensar na personalização do processo de aprendizado irá  fazer com que o professor observe mais seu grupo, o papel do professor torna-se mais de mediador, possibilitando mais  autonomia dos alunos,  e no planejamento do dia através de agenda de aprendizagem individual. Ressalto que esta observação pressupõe também o “feeling” do professor para saber quando deverá propor uma aula expositiva ou quando deverá ser mais autônoma.
Nota-se também no Ensino Hibrido, a importância do feedback, da avaliação processual, e da gestão dialógica realizada com os alunos, qualificando ainda mais a pratica docente.
Importante desse processo, é  a abertura dos professores para a observação, o entendimento que cada um possui um ritmo de aprendizado e que a personificação do é essencial.

O Ensino Hibrido promoverá, além da aproximação com a realidade do século XXI e suas mudanças, como por exemplo, o uso das tecnologias, desenvolverá autonomia, protagonismo, propostas interdisciplinares, valorização de projetos de trabalho, estudo auto orientado, trabalhos em grupos, participação dos alunos de maneira significativa, melhoria da comunicação , interação social, e introdução a cultura digital de maneira qualificada, visando a construção de conhecimentos.
 O que temos que abraçar e entender é  que cada vez mais precisamos adaptar a rotina da escola as tecnologias, e o Ensino hibrido é uma grande oportunidade de fazer a diferença e fazer diferente em sua sala de aula.


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