Tecnologia, Mudança de Perfil dos Alunos e na Maneira de Aprender.

14:32

Toda novidade gera receio, medo e desconfiança. Ao mesmo tempo gera esperança, renovação e quebras de paradigmas.
A tecnologia esta entre nós, nas casas, no trabalho, no lazer, e na escola . Sim na escola!
Para o professor, o grande desafio é se aproximar dessa linguagem, inclui-lá em seu planejamento de maneira critica e significativa.
Não se trata portanto, de substituir o professor por uma máquina, um notebook ou celular. Já pensamos nisso não é mesmo?
Mas sabemos hoje que temos na tecnologia nossa grande aliada,  para potencializar criatividade, interação, comunicação, autonomia, protagonismo de crianças e jovens no contexto de suas aprendizagens.
Nosso primeiro passo é reconhecer a mudança do perfil de nossos alunos, e na maneira como ele interage com o mundo e aprende.
O segundo passo é valorizar a internet como aliado, conseguindo passar aos nossos alunos a importância de termos um olhar critico sobre tudo que é colocado na rede.  Não basta solicitar uma pesquisa, o papel do professor é mostrá-los a distinguir o que é conhecimento cientifico, do que é  somente informação .
A internet e a tecnologia são ferramentas, nossos aliados na construção de conhecimento significativos e atualizados ao contexto de nossa sociedade.
sabemos também, que estamos no século XXII, e percebemos que houve uma mudança significativa na maneira de ver, entender e interagir com o mundo. Hoje, nossas crianças e jovens são muito mais visuais. Fotografam, filmam, compartilham imagens o tempo todo.  Logo temos que adequar nossas propostas a esta característica, alunos visuais, atentos a imagens e com pouca concentração a oralidade.
Mas isso não quer dizer que concentração e dialogo não são importantes hoje, ao contrario, devemos potencializar e incentivar a concentração e o foco.
Organizar projetos, pesquisas, atividades coletivas e individuais que proporcionem o dialogo, o foco numa questão, num contexto especifico, num só conhecimento.
Portanto, assumir a tecnologia como recurso didático é essencial e um desafio enriquecedor. Pois nós profissionais teremos que nos atualizar, nos aperfeiçoar e nos alfabetizar nessas possibilidades midiáticas.  
Entender o conhecimento do aluno ao chegar na escola e refletir com ele sobre o uso da tecnologia, bem como seus benefícios e limitações é muito importante ao começar um trabalho com eixo tecnológico, 
É necessário aprender a utilizar a tecnologia ao nosso favor e ensinar isso as nossas crianças e jovens.
Defendo aqui a coerência, a reflexão, a ponderação no uso. Não podemos negá-los no contexto educacional, mas reforço que temos nos atualizar e termos clareza nos objetivos que temos ao utiliza-los em nosso planejamento. A escola é espaço de conhecimento cientifico. Então temos que ter olhar critico para fazer um uso qualificado desse recurso na aprendizagem dos alunos.



Você poderá gostar também...

0 comentários

Fique por dentro!

Contato

Email: fgcoachingeduc@gmail.com

Telefone: 48 84693558