Coaching Educacional pra quê? para quem?
10:25
Quem atua no contexto educacional sabe quantas demandas e desafios
lidamos cotidianamente. São questões pedagógicas, psicológicas, sociais e
assistenciais não é mesmo? Quantas vezes paramos e pensamos: Qual é
minha função nesta sala de aula? Ser professor, amigo, pai, mãe,
psicologo, enfim.
Mas o que podemos realmente acreditar é que a escola, seu ambiente,
seu publico e seus profissionais mudaram, e ainda estão mudando. Isso em
função da sociedade, das necessidades humanas e de mercado que estão
surgindo rapidamente. Mas desanimar jamais, desmotivar muito menos.
Temos que criar estrategias e meios para pensar, agir e propor diferente
e fazer a diferença.
Na leitura que realizei, do blog www.novosalunos.com, do artigo " Posso confiar em novas metodologias
de aprendizagens? o autor nos traz alguns pontos que se aproximam muito dos pressupostos, princípios e benefícios do Coaching Educacional. Por isso acredito que estou no caminho certo. E se você está lendo esta reflexão também deve estar se identificando e repensando sua prática.
de aprendizagens? o autor nos traz alguns pontos que se aproximam muito dos pressupostos, princípios e benefícios do Coaching Educacional. Por isso acredito que estou no caminho certo. E se você está lendo esta reflexão também deve estar se identificando e repensando sua prática.
Primeiro, me fiz algumas perguntas, que socializo com você: Como
penso a educação hoje? O que estou possibilitando aos meus alunos? Quais
os resultados que tenho obtido como profissional? Como estou me
atualizando didaticamente? Conheço esse novo perfil de alunos que temos
em nossas salas de aula? O que eu considero essencial trabalhar em sala
de aula, para além dos conhecimentos sistematizados?
Pensar no que queremos e fazemos é o primeiro passo para identificar e
propor mudanças. Alinhar com as demandas dos alunos, das famílias e da
sociedade.
O autor do artigo, aponta que precisamos buscar o pleno
desenvolvimento das crianças e jovens, promover autonomia, estimular
criatividade, e respeitar a individualidade de cada um, e isto
facilitaria o aprendizado dos alunos.
Aponta para a importância de ter boa relação com os alunos, e que
isso seria uma boa motivação para que foquem nos estudos e se espelhem
na figura do professor na busca de conhecimento.
É preciso ser mais, saber fazer mais, ser diferente para ser a
diferença. E para isso, desenvolver habilidades e propor também
contextos de aprendizagens em grupo, como pesquisas, projetos,
contribuem significativamente para fortalecimento da empatia, respeito e
cooperação. Valores essenciais para mundo do trabalho e para a vida em
sociedade.
Além desses itens citados acima, destaca-se também a importância dos
alunos terem acesso as linguagens artísticas e expressões culturais para
estimular raciocino, percepção e sensibilidade.
Aponto também para a necessidade de conectarmos a vida escolar a vida
tecnológica, trazendo aplicados, redes sociais e mídias para
contribuir para aproximação de alunos e professores, estimulando
comunicação, interação, curiosidade, pesquisas e produção.
E o mais interessante deste artigo foi o enfoque dado para a
importância de se trabalhar Autoconhecimento. É um recurso que
possibilitará formar alunos-sujeitos integrais, com habilidades e
competências diferenciais, trabalhadas desde cedo, para lidar melhor com
as adversidades do mundo contemporâneo. Alunos que se conhecem,
conhecem seus pontos fortes e fracos, controlam suas emoções, terão
condições de terem resultados de sucesso.
E o que isso tem a ver com o Coaching Educacional? São estes
pressupostos que buscamos trabalhar e amplificar junto aos educadores,
que desejam conhecer e aplicar os pressupostos e ferramentas de Coaching
no contexto escolar. Destaque para a importância do Autoconhecimento, o
desenvolvimento de habilidades, competências, respeito a
individualidade, estimulo a criatividade e trabalho coletivo.
Por isso conectei o artigo com as idéias do Coaching Educacional, e
acredito que estamos no caminho certo, nos atualizando, nos aproximando
dos alunos e das novas demandas da sociedade, acreditando no resgate da
humanização da escola e de valores essenciais de convívio e de
aprendizagem.
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