NOVOS OLHARES, NOVOS SABERES: Quebrando paradigmas na escola.

20:34


A palavra paradigma é de origem grega, e significa “ ao lado”, “mostrar”, ou seja, “mostrar ao lado. Corresponde a modelo, normas orientadas.
Quando nos remetemos ao universo escolar que temos hoje, vemos a necessidade de termos um novo olhar sobre o processo de ensino aprendizagem, bem como das relações que se estabelecem nesse contexto. Outros modos de ver e pensar a prática pedagógica, com mais dinâmica, sensibilidade e proximidade. Ou seja, quebrar paradigmas.
Sabemos que estamos vivendo momentos diferenciados em nossa sociedade, com uma crise de valores, atitudes, além das econômicas e sociais, que refletem diretamente nas nossas salas de aula. Percebemos que tanto a questão do aprendizado, quanto os de valores, além do  modo como esse  aluno  se vê e estar   no mundo tem se tornado um desafio para educadores.
Como transformar nossa prática a fim de potencializar autonomia, independência e criatividade nos alunos? Como olhar para este aluno, considerando-o como ser humano global? Ativando valores e atitudes positivas?
É nesse momento de crise (s), e com muitos questionamentos, que temos que nos fortalecer, nos capacitar e nos aproximar de nossos pares, para construir novos paradigmas, novas possibilidades. Ver a educação como prática transformadora de nossa realidade, como meio e fim de fazer a diferença na vida de nossas crianças e jovens.
Nós, professores possuímos a missão de repensar, refazer nossas práticas, a partir de duas palavras: coragem e mudança.
Coragem de quebrar paradigmas, de sair da linha de modelos prontos. Mudar jeito de ver, sentir e viver a educação em nossas escolas. Como?
Primeiramente, entendendo que o aluno é um ser humano global, inteiro. Precisamos no contexto da escola resgatar este ser humano, em seus processos de aprendizagens, suas organizações de vida, seus desejos, seus planos, seus valores.
Em segundo lugar, podemos traçar um caminho pedagógico, que irá delinear ações que possibilitarão aos alunos desenvolverem habilidades e competências que darão  a eles a capacidade de atuar de forma significativa nas diferentes áreas de sua vida.
Assim, o professor sensível e profissional competente a esta realidade, e acreditando na importância de mudar paradigmas,  irá trazer para o contexto escolar diferentes formas de olhar para este aluno e suas “formas de aprender”. Muito além de conteúdos programáticos, precisamos pensar em potencializar em nossos alunos valores, atitudes, competências e habilidades que irão nortear sua vida escolar e pessoal, promovendo autonomia, criticidade, segurança, criatividades e independência para futuras escolhas.
Mudar paradigmas, é quebrar com aquilo que está posto, é renovar, ousar, e transgredir. Trazer novos ares para a escola. Não tenha medo  de mudança! Coragem, pois ela irá alavancar uma nova realidade, mais feliz e saudável.



Você poderá gostar também...

0 comentários

Fique por dentro!

Contato

Email: fgcoachingeduc@gmail.com

Telefone: 48 84693558