VOCÊ É UM PROFESSOR REALIZADO?

10:32

Fabiana Gonçalves
Coach Educacional

            Percebemos que muitos são as dificuldades e problemas enfrentados pelo professor atualmente no contexto de sua profissão. Desvalorização, formação insuficiente, falta de interesse dos alunos, agressividade de alunos, falta da participação da famílias, infraestrutura e materiais inadequados, além de outras demandas tratadas pela escola como aspectos psicológicos e  sociais dos alunos.
            Com certeza, você que está iniciando esta leitura já vivenciou algum desses aspectos não é mesmo? Você lembra como lidou com eles? Quais os sentimentos, pensamento, emoções você vivenciou? Desmotivação, tristeza, impotência, incompetência e até depressão? Pensamentos que insistiam em permanecer deixando você sem condições mentais para continuar e realizar o seu melhor? Já pensou até em desistir da profissão?
            O que percebemos é que essas situações são bem comuns, e infelizmente muitos não conseguem superar essas dificuldades, gerando insatisfação e acaba “fazendo por fazer”, sem significado, prejudicando sua saúde mental e também os resultados dos seus alunos.
            Então, neste PDF irei trazer para você dicas de como ser um professor realizado, e principalmente fortalecer sua identidade e autoestima. Como? Não é mágica e sim AUTOCONHECIMENTO.
           
“ Como seres humanos nossa grandeza não esta tanto em sermos capazes de refazer o mundo...mas em sermos capazes de refazer a nós mesmo”. (Gandhi)

            É com essa reflexão que convido você Professor a se autoconhecer. Aceita esse desafio?
            O autoconhecimento é a chave para a busca de equilíbrio e realização pessoal e profissional.
            Nós, da área da educação por conta das inúmeras demandas, nos damos pouco tempo para refletir e pontuar o que nós realmente desejamos par a nossa vida. E essa falta de tempo pode gerar   insatisfação, dificuldades de lidar com problemas, conflitos internos, indecisões, desmotivação.
            Então vamos juntos definir o que é importante para a sua vida!!! Permita-se.
            Primeiro, temos que entender que cada pessoa é única e suas escolhas são guiadas por situações, mas principalmente por seus valores. 
            Segundo, as características e qualidades é que irá mostrar quem você é ao mundo, o que possibilitará construir sua identidade pessoal e profissional.
            Terceiro,   o que precisamos saber é que a identidade é de dentro pra fora, e que precisamos definir com clareza nossos valores e missão para equilibrar nossa vida.
            Importante: definir os papéis que assumimos na vida é fundamental para alcançar  resultados com sucesso.  Você já pensou em quantos papéis você esta envolvida no seu cotidiano?
Tarefa 01
Identifique quais os papeis ( pai, mãe, filho, professor, irmão, amigo, ...) que você exerce em sua vida?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Reflita: Eles estão em equilíbrio?______________________________________
O que posso fazer para equilibrá-los?
Ação 1______________________________________________________________
Ação 2 _____________________________________________________________
       
Agora, no quadro abaixo registre seu objetivo de vida, seus valores, suas habilidades e qualidades.
Destaco que valores são os nossos bússola aquilo que irá guiar nossas escolhas e decisões pessoais e profissionais. 
Meu objetivo de vida é:


Meus valores são:
Tenho qualidades:


Minhas habilidades:
Em seguida reflita:
Tenho como principio vivenciar meu  trabalho e minha vida com foco em alcançar meu objetivo de vida, respeitando meus valores? Consigo utilizar todas  as minhas habilidades e qualidades no que eu faço?
Caso não visualize meus valores no contexto da minha vida pessoal  e profissional, com certeza está na hora de realizar MUDANÇAS!
Com certeza isso lhe trará mais felicidade, satisfação e foco na busca da realização seus sonhos.

E agora lhe pergunto Professor:
O que é importante para sua vida?
Porque escolheu esta profissão?
Gosto do que faço? No que atuo?
Que professor estou sendo hoje?
Identifico-me com minha profissão?
Quais meus limites?
O que lhe motiva ao acordar pela manhã?
No que você acredita?
Que competências eu possuo?
Que qualidades e habilidades eu tenho de melhor?
Gosto realmente do que faço?Resuma com apenas 3 palavras o que você sente pela sua profissão.
            1.___________________________________________
            2.__________________________________________
            3._________________________________________

Para sermos Professores Diferenciados, certos de nossas escolhas, competentes no que fazemos e  fortalecidos em nossa identidade, necessitamos  de        EQUILIBRIO em diferentes áreas, como pessoal, profissional, qualidade de vida e relacionamentos.
E para você se autoanalisar sugiro a FERRAMENTA: Roda da Vida.

Você deve analisar cada item referente aos diferentes quadrantes, dando de 1 a 10 para cada uma delas.
Em seguida sugiro que escolha 02 áreas da vida que você atribuiu menor valor.
Após selecioná-las defina 02 ações para cada área, para você iniciar HOJE seu processo de EQUILIBRIO.
Área 1
Área 2
Ação 1

Ação 1
Ação 2

Ação 2

LEMBRE-SE: Você só irá alcançar resultados diferentes, se você agir diferente. Atitude é tudo!
Agora, pense eu seu papel como PROFESSOR. Reflita comigo:
1-     O que significa ser PROFESSOR hoje pra mim?
2-     O que eu faço de melhor na minha profissão?
3-     O que me impede de alcançar melhores resultados?
4-     Busco formação, atualização e conhecimento para enriquecer minha prática?
5-     O que eu gostaria de fazer para melhorar minha atuação?
6-     Quais os desafios identificados?
7-     Onde desejo chegar como professor?
8-     Qual é a parte mais difícil do meu cotidiano?
9-     Se fosse para você mudar algo na sua carreira, o que você mudaria?
10- De 0 a 10 como você se avalia como PROFESSOR?
Com certeza são perguntas poderosas, que nos garantem além de reflexão mudanças de pensamentos e atitudes. Fortalecer nossa identidade enquanto PROFESSORES, saber o que estou fazendo, e que estou realizado na minha profissão é essencial para sua vida. Isso gera satisfação, felicidade, realização profissional, além de respeito e motivação.
O AUTOCONHECIMENTO é um caminho importante a ser trilhado por nós PROFESSORES, que desejam fazer a diferença na sala de aula, nos permitindo redesenhar nossas escolhas e valorizar a nossa profissão.

Para encerrar, gostaria de convidar você a Escrever uma carta. Nela gostaria que você  contasse para alguém  quem você é, quais as suas habilidades e qualidades, qual seu objetivo de vida, seus sonhos e seus valores. Importante: Conte nesta carta porque escolheu ser PROFESSOR e suas realizações na profissão.
Um grande abraço.
Fabiana Gonçalves
Pedagoga e Coach Educacional
Email: fgcoachingeduc@gmail.com  Fone (48) 984693558


           


Você poderá gostar também...

0 comentários

Fique por dentro!

Contato

Email: fgcoachingeduc@gmail.com

Telefone: 48 84693558